Meu Anchieta

Notícias

side-banner

Matrículas Abertas!

Conheça as nossas instalações!

Fazer a pré-matrícula

40 anos do Colégio Anchieta: Conheça os principais marcos da nossa trajetória

Por Colégio Anchieta - 22/11/2021 10h18
Blog PitubaAquariusBela Vista InfantilFundamental IFundamental IIMédioComplementar

40 anos do Colégio Anchieta: Conheça os principais marcos da nossa trajetória

 

Recordar é mais do que viver! Para o Colégio Anchieta recordar é a prova de que vale a pena nutrir esperanças por transformações.

Há 40 anos ideias saíram do papel, impulsionadas por desejos de mudança. E, assim, o Anchieta entra para a história como referência em ensino no estado da Bahia.

Quem conhece o Colégio atual também merece conhecer a trajetória do Anchieta. Esse caminho é marcado pela dedicação e perseverança de cada um que abraçou e abraça a nossa missão.

Confira os principais acontecimentos que narram, em fatos, como a reputação do Colégio Anchieta foi construída. A tradição de unir os melhores profissionais à melhor educação e à melhor estrutura vem de berço.

1981 – Como tudo começou…

Fundar o Anchieta foi uma resposta criativa a um grande obstáculo que se apresentou: professores dos melhores colégios de Salvador estavam inconformados com um novo sistema imposto pelas Direções à 3ª série do EM (3º ano colegial, na época). Para os docentes, as alterações reduziriam a qualidade do ensino.

Assim, foi proposta uma reunião do grupo de docentes que discordavam da imposição.

Na noite especial de 20 de outubro, de 1981, 22 professores se encontraram no restaurante Café Teatro (à época situado no Canela) para viabilizar a fundação de uma nova Instituição que viria a ser o Colégio Anchieta.

Nesse encontro foi discutida uma pautas com pontos essenciais para a realização do grande sonho, a partir do seguinte:

– O possível local para sediar o Colégio

– Quais do grupo seriam professores-sócios e quais atuariam apenas como docentes
– Sugestões dos possíveis nomes para a Instituição

A antiga Escola de Educação Fundamental, situada na Rua Odilon Santos, no bairro do Rio Vermelho, passou a ser o primeiro espaço a sediar o Anchieta. Lá  se instalaram os cursos do Ensino Médio (antigo Curso Colegial), em suas dependências, no turno da tarde.

Os Professores Jorge Luiz de Almeida Santos e João Augusto Bamberg Conrado quiseram se juntar ao Prof. Antonio Jorge como sócios e os demais decidiram participar da equipe exclusivamente como docentes.

O Prof. Waldir Freitas de Oliveira sugeriu o nome para o Colégio tomando o Padre José de Anchieta como patrono. Assim, nasceu a Instituição, baseada em valores cristãos, segundo parecer do Prof. Cícero Pessoa.

1982 – A emoção da inauguração

O Colégio é inaugurado com máxima lotação das suas oito salas de aula.

Ao fim desse primeiro ano letivo – cheio de desafios e incertezas – o Anchieta surpreende. O elevadíssimo índice de aprovação nos vestibulares surge para se tornar uma verdadeira tradição.

O sucesso de aprovações culmina em um rápido crescimento no número de alunos matriculados e os recordes passam a ser superados a cada novo ano. 

Neste mesmo ano, outra importante tradição é iniciada: acontece a 1ª Gincana Interna do Colégio Anchieta.

A desafiadora Gincana faz uma clara alusão ao futuro. É prova de que a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a prática de experiências fora da sala de aula, desde o princípio, tiveram e têm importância no planejamento pedagógico do Anchieta.

1983 – A nova sede e o novo Diretor

Em pouco tempo, a primeira sede deixa de ser suficiente para comportar a estrutura necessária ao bom funcionamento do Colégio. Assim, o Anchieta migra para a Avenida Visconde de Itaboraí, nº 97/99 – Amaralina.

Por unanimidade, o Prof. Cícero Pessoa da Silva foi escolhido como o novo Diretor Geral do Colégio Anchieta.

Nasce, a partir daí o primeiro Anchietinha. Através dele, é implantado o 1º grau (atual Ensino Fundamental), da 1ª à 4ª série.

2001 – Nova sede para comemorar os 20 anos

Construir e fazer funcionar uma próxima sede vira o maior desafio e motivação para as comemorações dos 20 anos de Anchieta em 2001.

2003 – O Anchieta da Praça Padre Anchieta

Enfim, foi inaugurada a nova sede do Anchieta, localizada na Pituba, mais precisamente na Praça Padre Anchieta.

A nova sede veio para reforçar o renome da Instituição com modernas instalações, correspondendo a uma demanda da comunidade anchietense.

A nova sede do Anchieta, na Pituba, concretizou um sonho de muitos anos: uma escola com um modelo estrutural maduro e completo. Apto a oferecer ainda mais excelência nos serviços prestados à Educação.

2006 – O Anchieta Aquarius

Começa a negociação para o surgimento de um novo Anchietinha. Ele foi fundado em 7 de dezembro na antiga Escola Cores e Letras, no Loteamento Aquarius – Pituba.

2009 – Empreendimento no Horto

Firma-se uma parceria com o Grupo Educacional Anchieta para a construção de uma nova sede do Colégio Anchieta no bairro Bela Vista,  no empreendimento Horto Bela Vista recém-lançado.

2010 – O Anchietinha Itaigara traz a Educação Infantil

O Anchietinha Itaigara promove melhorias em infraestrutura para receber os cursos da Educação Infantil, destinados a crianças do Grupo 4 (4 anos) e Grupo 5 (5 anos).

Na sede Itaigara, a qualidade e tradição do ensino fundamental dão as boas-vindas aos mais novos estudantes.

2017 – O Anchietinha Bela Vista

O Colégio Anchieta inaugura a sua quarta sede: o Anchietinha Bela Vista – Fluency & Tech.

Essa unidade traz uma metodologia ainda mais alinhada às exigências da educação contemporânea, inovando através da integração do inglês e das tecnologias ao dia a dia do aluno e da sociedade.

Além de oferecer a melhor educação, o Anchietinha Bela Vista – Fluency & Tech, é criado com a proposta de ser um local seguro, confortável e encantador para os pequenos.

Em um projeto assinado pelo arquiteto Antonio Caramelo, essa maravilhosa unidade é a concretização de um sonho construído em mágicos 7.000,00 m². Sua estrutura abrange:

– Ampla área verde
– Piscina climatizada e coberta
– Ginásio de esportes coberto
– Sala de arte
– Sala de música
– Laboratório de ciências
– Laboratório de tecnologia e robótica
– Biblioteca
– Refeitório
– Sala de descanso
– Makerspace
– Estacionamento para 110 carros

O Anchietinha Bela Vista tem o Makerspace em evidência. Trata-se de um lugar onde as crianças trabalham de forma interdisciplinar e são estimuladas a experimentar, fazer, construir, criar, pôr a mão na massa.

O Makerspace oportuniza que o aluno desenvolva capacidade investigativa, exercite a resolução de desafios e viva o processo de uma aprendizagem compartilhada.

 2018 – O Anchietinha Bela Vista implanta a Educação Infantil

O Anchietinha Bela Vista – Fluency & Tech passa a funcionar com turmas do Grupo 2 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, com turno complementar dedicado à Língua Inglesa.

Em 2019 o Anchietinha Bela Vista incorporou o Anchietinha Itaigara recebendo alunos, educadores e toda a experiência da sede Itaigara, como era carinhosamente chamada.

823x90 (1) 600x90 (1) 375x90 (1)