Meu Anchieta

Notícias

side-banner

Matrículas Abertas!

Conheça as nossas instalações!

Fazer a pré-matrícula

Conheça as atividades esportivas do colégio Anchieta

Por Colégio Anchieta - 06/05/2022 9h27
Blog PitubaAquariusBela Vista InfantilFundamental IFundamental IIMédioComplementar

Conheça as atividades esportivas do colégio Anchieta

O Colégio Anchieta busca promover uma educação que não se restringe às salas de aula. Assim, investe no melhor ensino, nos melhores profissionais e na melhor estrutura pedagógica, ciente de que uma educação de qualidade é capaz de transformar a vida do aluno e impactar a sociedade como um todo.

Um dos eixos fundamentais para garantir o desenvolvimento completo dos nossos alunos é o suporte pedagógico promovido pelas Artes e Educação Física. Muitas vezes, essas disciplinas são menos valorizadas na matriz curricular e, por isso, acabam não sendo tão bem aproveitadas nas escolas e, consequentemente, pelos alunos em geral.

No Anchieta, reconhecemos a importância das atividades esportivas para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Conheça agora as opções de atividades esportivas do colégio Anchieta e entenda melhor a importância dessas atividades para o desenvolvimento e a formação dos alunos.

Atividades esportivas, artísticas e culturais

Trabalhando com atividades esportivas, artísticas e culturais, o Colégio Anchieta oferece uma completa e moderna estrutura física, procurando manter os professores sempre aptos a utilizarem o que existe de mais moderno em termos de tecnologia. Tudo a serviço da Educação e da formação do estudante.

Incentivamos a participação dos alunos em eventos esportivos, por saber que os esportes influenciam no desenvolvimento saudável do corpo e da mente, contribuindo para a formação plena do cidadão. Essas atividades físicas são promovidas por meio de jogos, gincanas, olimpíadas, competições intercolegiais e aulas de Educação Física, torneios internos interclasses ajudando a despertar nos alunos:

  • o equilíbrio moral e emocional;
  • a lealdade;
  • a sinceridade;
  • o espírito de equipe;
  • a busca pela superação e sociabilização;
  • uma postura sempre ética de respeito e educação.

Escolinhas de esportes

As modalidades esportivas oferecidas pelo Colégio Anchieta são as seguintes:

  • Futsal
  • GR (Ginástica Rítmica)
  • Judô
  • Vôlei
  • Natação

Assim, os alunos podem escolher aquela ou aquelas com que mais se identificam e experimentar diferentes modalidades até encontrar a que mais lhe agrada. Praticar um esporte de que goste é uma das melhores maneiras de as crianças e adolescentes se manterem fisicamente ativos, aproveitando todos os benefícios incluídos na prática esportiva, que vão além dos ganhos físicos.

Estrutura

Nossa estrutura física é totalmente adaptada à faixa etária do aluno, com um espaço que estimula a criatividade e o desenvolvimento dos alunos no processo de crescimento e de descobertas.

A possibilidade de realizar práticas esportivas e outras atividades extracurriculares na própria escola também facilita a logística da família e a rotina dos alunos, dispensando deslocamentos adicionais que podem ser cansativos e consumir tempo. Além disso, a criança ou adolescente estará em um ambiente já conhecido e seguro para ele, proporcionando mais tranquilidade aos pais.

Benefícios da atividade esportiva para a formação do indivíduo

O Colégio Anchieta tem como meta educar por um processo de autoconhecimento e autodescoberta para formar jovens que atinjam a plena realização pessoal e social, em equilíbrio e harmonia com o mundo à sua volta.

Para atingir esse objetivo, o Colégio Anchieta propõe-se a:

  • Orientar para a autodisciplina;
  • Incentivar bons hábitos e combater vícios;
  • Preparar o educando para o conhecimento do CERTO e do ERRADO;
  • Dar ao aluno oportunidades de participar e responsabilizar-se por sua própria educação;
  • Solicitar atitudes de assumir responsabilidade;
  • Ser um colégio democrático, sem filiação partidária ou ideológica;
  • Ser um colégio aberto a críticas e a mudanças;
  • Conceder liberdade, com responsabilidade.

O esporte contribui significativamente para tais propósitos e para a educação moral e intelectual nas escolas, além de ser fundamental para a qualidade de vida de todo ser humano.

Atividades físicas contribuem para melhorar a capacidade motora e de concentração; afastar o sedentarismo, melhorando a saúde e afastando o risco de doenças, como obesidade, hipertensão, colesterol alto e doenças respiratórias; além de estimular o trabalho em equipe e a interação entre os colegas.

Nessa interação, aprende-se também a respeitar as diferenças a partir do reconhecimento das limitações físicas e psíquicas próprias e dos demais, com diferentes portes físicos, nível de força e resistência e habilidades diversificadas.

O papel do professor é fundamental para intermediar essas interações e possíveis conflitos, levando os alunos a saber conviver e respeitar a diversidade, mantendo a competitividade em um nível saudável. Isso ajuda a criar um ambiente de respeito e tolerância, dentro e fora das quadras.

O esporte propicia, dessa forma, uma base para a formação social dos educandos, despertando princípios e valores, e ainda estimula a capacidade cognitiva e emocional, que é fundamental para a aprendizagem, a partir do desenvolvimento de análises táticas e comportamentais.

Além disso, desperta a consciência do aluno para responsabilizar-se pela própria saúde, mantendo bons hábitos que poderão ser transmitidos, também, para a família e a sociedade.

A utilização da Arte como suporte para todos os segmentos da Educação é, também, uma das prioridades do Colégio Anchieta.

A Arte trabalhada em suas diversas modalidades, tais como: música, teatro, artes visuais, ginástica artística (GR), oportunizam ao estudante o desenvolvimento do senso éticoestético tão necessário na sociedade contemporânea.

O senso éticoestético deve estar sempre ligado não somente à beleza representada pela forma, mas também ao desenvolvimento de conteúdo e sentimentos representados pelas emoções, valorização da capacidade criativa e inventividade. As artes também contribuem para a construção do autoconhecimento, do autoconceito, da autoestima, relacionando-os à resiliência, à solidariedade e ao respeito, inclusive, dos limites pessoais e aos do outro. As razões apresentadas dentre outras, é que credenciam Artes e Educação Física como significativos suportes pedagógicos do Currículo Escolar do Colégio Anchieta.

823x90 (1) 600x90 (1) 375x90 (1)