Meu Anchieta

Notícias

side-banner

Matrículas Abertas!

Conheça as nossas instalações!

Fazer a pré-matrícula

Mudança de escola: como ajudar o seu filho a se adaptar

Por Colégio Anchieta - 06/05/2022 9h25
Blog PitubaAquariusBela Vista InfantilFundamental IFundamental IIMédioComplementar

Mudança de escola: como ajudar o seu filho a se adaptar

Ao longo da infância e adolescência, as crianças passam por várias mudanças e processos de adaptação: aprendem a falar, a andar, a comer, a se relacionar consigo mesmas e com o outro, vivenciam saltos no desenvolvimento, vão para a escola pela primeira vez e, eventualmente, precisam mudar de escola.

Assim como em outras situações novas em que há uma fase de adaptação, os pais têm um papel fundamental para que os filhos façam essa transição de forma mais amena e possam, ainda, aprender com isso e absorver os aspectos positivos dessa mudança.

Confira, a seguir, algumas sugestões para você ajudar seu filho a se adaptar a uma nova escola!

Transmita confiança para seu filho

A atitude dos pais na hora de deixar o filho na escola e se despedir, por exemplo, é algo que conta muito. Se você escolheu aquela escola para matricular seu filho, certamente é porque confia nos profissionais que vão recebê-lo. Então, esteja presente tanto quanto possível, mas passe para ele também essa confiança de que aquele é um ambiente seguro e acolhedor.

Nesse ponto, também é importante cumprir com sua palavra e não tentar enganar a criança para amenizar algum desconforto. Não diga, por exemplo, que “só vai ali e já está voltando” quando deixá-lo na escola. Tente também não se atrasar para buscá-lo, especialmente nos primeiros dias. A relação entre a criança, a família e a escola está em construção e precisa ser realizada com ações que promovam confiança para o desenvolvimento de sensação de segurança que dê suporte para a instalação de outras habilidades.

Mantenha o diálogo sempre aberto e dê espaço, inclusive, para seu filho manifestar as inquietações dele. Aprender a lidar com esse desconforto diante de algo novo é uma grande oportunidade de crescimento, que pode ser perdida se você simplesmente tentar fingir que não existe ou passar por cima do que seu filho está sentindo. A autoestima que também está sendo desenvolvida, precisa que a criança perceba que está sendo escutada de forma amorosa e considerada como um ser de sentimentos, emoções e pensamento.

Incentive-o a fazer novas amizades

Um dos pontos positivos da mudança de escola é a possibilidade de expansão do círculo de amizades da criança ou adolescente. Provavelmente seu filho sentirá falta dos amigos com que já estava acostumado e pode até se sentir sozinho em um primeiro momento.

Mostre que ele ainda poderá manter contato com os amigos da outra escola, marcando passeios juntos e outras atividades fora da escola e, ao mesmo tempo, estimule-o a se abrir para conhecer novas pessoas e estabelecer novos laços de amizade, reforçando o quanto pode ser incrível essa oportunidade se ele souber aproveitá-la.

Matricule-o em atividades extracurriculares

Fazer uma atividade de que goste na escola fora do horário de aula pode ajudar seu filho a se adaptar ao novo ambiente e fazer novas amizades, pois é bem provável que, neste contexto, ele encontre outras crianças e adolescentes com gostos em comum e que, portanto, tenham afinidades.

No Colégio Anchieta temos as seguintes atividades extracurriculares:

  • Curso de Alemão
  • Curso de Teatro
  • Clube de Robótica (CRA) e Curso Internet das Coisas
  • Escolinhas de Esportes: Futsal, GR (Ginástica Rítmica), Judô, Voleibol e Natação. 

Prezamos pelo desenvolvimento pleno de nossos alunos e acreditamos que a arte, o esporte e a tecnologia contribuem para uma formação completa, estimulando a criatividade e fortalecendo também aspectos socioemocionais. Procuramos também ampliar a formação do aluno, quanto ao uso responsável dos recursos tecnológicos, principalmente, das redes sociais, fator muito presente na sociedade contemporânea, em todas as gerações.

Leve-o para conhecer a escola antes do início das aulas

Ao chegar para o primeiro dia de aula na nova escola já sabendo onde fica sua sala de aula, o pátio, a cantina, a secretaria e vendo alguns rostos conhecidos, certamente a criança se sentirá um pouco mais segura e à vontade.

 Caso ela possa também ser apresentada ao professor (ou professores) nessa visita, melhor ainda, pois essa será uma figura de referência para seu filho nessa nova etapa.

Envolva-se na comunidade escolar

Participe dos eventos em que a escola convida a família, aproxime-se dos pais dos colegas do seu filho e de outras pessoas que participam do dia a dia dele na escola, demonstre interesse nas atividades desenvolvidas de forma ainda mais intensificada durante essa fase de adaptação.

Na hora de escolher a nova escola, observe como ela se prepara para receber os alunos novos e certifique-se de que poderá contar também com a instituição de ensino para colaborar nessa adaptação.

Em resumo, é importante buscar mudar a percepção do seu filho de que está deixando algo para trás e redirecionar o olhar dele para a vivência de novas possibilidades e aventuras, dando a ele o suporte necessário por parte da família em cooperação com a escola.

Assim, além de diminuir as chances de que a criança não se adapte à nova escola, é mais provável que se torne uma experiência recompensadora para todas as partes envolvidas, apesar dos desafios inerentes à mudança de escola.

823x90 (1) 600x90 (1) 375x90 (1)