Meu Anchieta

Notícias

side-banner

Matrículas Abertas!

Conheça as nossas instalações!

Fazer a pré-matrícula

Retorno das aulas presenciais

Por Colégio Anchieta - 22/11/2021 10h11
Blog PitubaAquariusBela Vista InfantilFundamental IFundamental IIMédioComplementar

Retorno das aulas presenciais

De quem deve vir a ordem de manter as crianças em casa ou apoiá-las no retorno escolar presencial?

A resposta a essa pergunta é mais complexa do que parece. Não se trata de uma decisão unilateral, mas de um acordo que envolve discussões e ponderações.

Após a publicação do Decreto Municipal nº 34.410, no Diário Oficial do Município – DOM, em 10 de setembro, que autorizou a retomada das aulas presenciais, decidimos retornar.

Para essa decisão, foi realizada uma análise cuidadosa de todo o contexto. Nos munimos de fundamentos científicos e um plano de retorno criterioso e detalhado.

Compartilharemos aqui nossas maiores razões para o desfecho da reabertura que, na verdade, representa para todos nós um novo e esperançoso início.

Saúde e segurança dos alunos como prioridade inegociável

Dados da pandemia – Saúde e segurança

Experimentamos agora um cenário em que os números apresentam melhoras crescentes. A cada semana, é apresentado menor registro de novos casos de COVID-19 desde maio de 2020.

A evolução é atribuída por especialistas ao avanço da vacinação no Brasil, apesar do surgimento de outras variantes.

De acordo com estudo da revista The Economist, as conclusões indicam que menores de 18 anos têm menos propensão a se contaminar e sofrer com graves efeitos da Covid-19.

Os pequenos com idade menor que 10 anos têm mil vezes menos probabilidade de serem vítimas fatais se comparados a adultos com idade superior a 70, é o que mostram os dados do artigo.

Além disso, a infecção do vírus em crianças apresenta um padrão evolutivo sadio. Por conta disso, está cientificamente comprovado que os riscos com o retorno presencial são baixos para esse público.

Diante de um cenário mais controlado, se mostrou como uma opção razoável o retorno mais próximo às atividades regulares, no sentido de melhor possibilitar o aprendizado das crianças, principalmente no que diz respeito a seu desenvolvimento físico, mental e a ampliação das desigualdades do acesso à educação.

A estimativa da organização Save The Children é que, com o fechamento das escolas, cerca de 10 milhões de alunos têm chances reais de abandonar os estudos.

Comprovou-se também que o aprendizado à distância representa mais do que apenas um desafio para o estudante. Na infância, a vivência dos estudos de forma isolada acarretou na perda do hábito de aprender na conjuntura da pandemia.

Um outro adendo é que tivemos na Bahia o Decreto Municipal nº 34.410 de …….. (não achei este decreto) que autorizou a retomada presencial, regulamentando um distanciamento de 1,0m (um metro) entre as carteiras dos alunos.

Estamos, portanto, oficialmente liberados e respaldados pelo poder público para retomar o funcionamento do Colégio, na modalidade totalmente presencial.

A retomada é uma decisão que também leva em conta uma necessidade de pais e tutores de organizar melhor suas rotinas de trabalho. O Colégio também cumpre uma função fundamental de parceria no arranjo familiar.

A saúde e a segurança das crianças seguem sendo uma prioridade inegociável em nosso espaço. Por essa razão, mantivemos o isolamento até que  houvesse um panorama seguro e favorável para a volta.

Cuidados adotados pelo Anchieta

O Anchieta adotou cuidados e medidas para reduzir o risco de contaminação pelo vírus. Conheça a seguir os mais importantes protocolos sanitários impreterivelmente seguidos por nós.

Distanciamento social

O distanciamento entre alunos foi implementado em todos os espaços físicos do Colégio. Dentro da sala de aula, obedecemos à distância de 1 metro entre as carteiras recomendada pelo Decreto Municipal nº 34.410.

Os espaços comuns têm demarcações para orientar os presentes sobre a distância segura.

Implementamos esse sistema para receber os nossos estudantes com segurança e bem-estar.

Aulas remotas mantidas

O retorno presencial está acessível a todos a partir de agora. Mas a modalidade remota continua sendo oferecida por nossa Instituição e fica a critério dos pais manter seu filho nesse formato de estudo.

O ensino remoto, nesse momento, é recomendado para aqueles que convivem com pessoas do grupo de risco.

Protocolos de Higiene

  • Álcool em gel 70% em todos os ambientes do Colégio para devida higienização das mãos
  • Limpeza e desinfecção redobrada dos espaços
  • Uso de máscara obrigatório por todas as crianças e colaboradores

Retomamos com atenção e alegria

A adaptação para o ensino remoto foi uma saída compulsória para, através do isolamento, evitarmos o aumento da mortalidade. E agora, finalmente, testemunhamos a superação gradual da pior fase pandêmica.

Com toda cautela, chegou o momento de priorizarmos o desenvolvimento e a preservação de valores socioemocionais das nossas crianças, potencializado através do ensino presencial.

Por respeito às mais diversas ponderações e particularidades, mantivemos a educação remota para os alunos cujos pais desejam manter seus filhos em casa.

Estamos certos de que, com a promoção da conscientização sobre a doença, tudo ocorrerá com tranquilidade. Agradecemos antecipadamente pela colaboração habitual dos nossos pais/responsáveis e tutores parceiros.

823x90 (1) 600x90 (1) 375x90 (1)