Meu Anchieta

Notícias

side-banner

Matrículas Abertas!

Conheça as nossas instalações!

Fazer a pré-matrícula

Saiba como o Colégio Anchieta trabalha as habilidades técnicas e comportamentais dos estudantes

Por Colégio Anchieta - 22/11/2021 10h02
Blog PitubaAquariusBela Vista InfantilFundamental IFundamental IIMédioComplementar

Saiba como o Colégio Anchieta trabalha as habilidades técnicas e comportamentais dos estudantes

As mudanças nas relações sociais exigem a aquisição de novas habilidades técnicas e comportamentais dos nossos estudantes.

Disso se trata a necessidade de se trabalhar de forma equalizada as hardskills (aptidões técnicas) e soft skills (aptidões comportamentais).

Essas últimas têm ganhado especial destaque por proporcionar diferenciais como a gestão de conhecimento, das redes, das habilidades sociais, dentre outras inseridas nas competências que devem ser desenvolvidas no processo educativo.

Você vai entender como o Colégio dialoga com essas necessidades e, na prática, educa o seu filho para melhor prepará-lo como ser e como futuro profissional.

Habilidades técnicas e o desenvolvimento de soft skills

Trabalhar habilidades técnicas e desenvolver soft skills nos alunos é mais do que somente preparar para o mercado, significa educar  para mudar o mundo.

Trata-se igualmente de fomentar a aplicação prática do conhecimento aos novos formatos de resolução de problemas, indo muito além da absorção e repetição de conteúdo.

A esse passo, a coerência com a realidade move o Colégio e equipe a atender uma demanda concreta da escola do século XXI : a prática de ensino de mãos dadas com a inovação tecnológica digital.

Foi assim que a tecnologia se transformou em aliada da educação. Os alunos precisam ser orientados a tirar o proveito mais inteligente e criativo de ferramentas que integram o seu dia a dia.

De igual maneira, as necessidades formativas dos professores para o ensino integrado com as tecnologias são supridas com bastante investimento institucional em estrutura e num Programa de Formação Continuada como acontece nas melhores instituições educacionais do mundo.

E não só os professores demandam investimento nessa conjuntura. As vulnerabilidades dos estudantes devem ser regularmente avaliadas para o aperfeiçoamento metodológico e pedagógico das plataformas virtuais de aprendizagem.

Toda essa integração de proposituras educativas com a era Tech contribui para uma geração de pessoas competentes. Elas podem demonstrar que aptidões técnicas e soft skills, desde cedo, fazem parte de sua vida.

O que são as soft skills

Elencamos algumas das qualidades especiais que um aprendiz promissor precisa desenvolver:

  • Inteligência emocional. Em um processo de introdução e admissão ao mundo do trabalho, será exigido de seu filho que ele saiba se integrar emocionalmente aos novos ambientes. Esse senso de pertencimento no campo das emoções é uma habilidade que se adquire e aprofunda no Colégio.
  • Inteligência Coletiva, Convivência social e Inteligência interpessoal, quando bem desenvolvidas, podem aumentar a capacidade de relacionamento consigo mesmo e com o outro, ao trabalhar em equipe, como um time é também extremamente valorizada na vida adulta. Para isso, é necessário um conjunto de habilidades sociais. Nesse aspecto são também estimadas a capacidade de liderança, resolução de conflitos, capacidade de estabelecer e se integrar a uma rede de relações formais e não formais, capacidade de mobilidade, de trocas e adaptação a mudanças.
  • Uma pessoa criativa é capaz de desenvolver um valor adicional a seu projeto de vida e ao futuro laboral. Para isso, ser alguém que sabe fazer propostas, que traça caminhos alternativos aos habituais e é capaz de se entusiasmar com isso e entusiasmar todos à sua volta
  • Liderança. Significa ser capaz de materializar ideias e propostas, projetá-las com estratégia, analisá-las e mensurar sua viabilidade em interação socioemocional e afetiva com a equipe de trabalho e a quem o(s) resultado(s) se destina(m).

Dessa forma, um indivíduo ”educado para transformar o mundo” facilmente demonstrará esses diferenciais:

  • Capacidade de trabalhar em grupo
  • Acolhimento da diversidade de perspectivas
  • Pensamento crítico
  • Exercício de liderança
  • Comunicação clara e articulada
  • Habilidade interpessoal
  • Postura resolutiva

Em outras palavras, tudo isso requer dos estudantes reflexão, união, idealização, realização e encontro de caminhos criativos e humanos.

Assim, em muito menos tempo do que imaginamos, chegará um dia em que cada aluno ganhará o mundo e, ainda que exista um pouco de medo, eles serão suficientemente habilidosos para identificar e abraçar novas e excelentes possibilidades, enfrentar desafios.

Como o Colégio Anchieta educa para o mercado e para o mundo

O Colégio Anchieta oferece uma estrutura de ensino e aprendizagem apta a desenvolver habilidades, competências e comportamentos que serão cruciais no momento de avaliação nos exames e  vestibulares, da entrevista do emprego dos sonhos e de toda e qualquer experiência de vida que envolva sair da zona de conforto, com a mediação de senso empreendedor.

Através do nosso MakerSpace dispomos de um espaço focado no trabalho transdisciplinar que alia metodologia e recursos pedagógicos para incentivar os alunos a assumir a liderança de suas próprias vidas, desenvolvendo-se de forma integral articulando sentimentos ligados a ação manual, ao intelectual e ao socioemocional.

Assim, seu filho terá oportunidade de iniciar a trajetória de aprendizados se preparando para enfrentar dificuldades com criatividade, estratégia e perspicácia.

Esse processo é efetivado com base em tecnologia, ciência e educação. Por meio do estudo prático combinam-se experimentos e abstrações para estimular a busca de inovações e transformações.

No mesmo sentido é que a plataforma digital utilizada em nossa Instituição foi desenvolvida. Alicerçada em uma educação tecnológica, prevista, inclusive, para os currículos da Educação Brasileira contemporânea, pela Reforma de Ensino vigente.

A familiaridade com esse cotidiano ultramoderno de avaliação prepara o estudante para as tecnologias que estarão presentes nos seus projetos futuros, visto que o mundo laboral está cada dia mais adaptado ao virtual.

Fato é que a mobilidade alcançada com a tecnologia gera constantes e novas oportunidades. Assim, essa habilidade adaptativa é desenvolvida em ambiente escolar na medida precisa para criar vantagens competitivas valorizadas pelo mercado.

São essas as tantas razões para o Colégio Anchieta ser considerado excelência no ensino das habilidades do futuro. O mundo que o aluno encontrará fora dele – logo aqui no presente/futuro – será como um amigo – velho conhecido dos tempos de escola.

823x90 (1) 600x90 (1) 375x90 (1)