Ensino

Educação Infantil – G2 ao G5 e Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano.

A metodologia do ensino e da aprendizagem do Anchietinha prioriza, em primeiro lugar, a valorização da infância, a pesquisa, o desenvolvimento do raciocínio lógico e do senso crítico em situações de aprendizagem em que a construção do conhecimento permita, além do avanço dos fatores cognitivos, os afetivos, o psicomotor e sociais, sem deixar de respeitar as fases de desenvolvimento de cada faixa etária.

Para isso, oportuniza a interação de alunos nos trabalhos em equipe nos quais os papéis podem ser alternados para que percebam a importância de atuar em diferentes grupos o que favorece a aquisição do reconhecimento do outro, da alteridade, da empatia e da construção de vínculos, essa vivência favorece a aquisição de aprendizagens significativas nos campos cognitivo, afetivo e psicomotor.

Para planejar situações de ensino e aprendizagem significativas são utilizados os mais variados recursos, desde as visitas a museus, parques naturais e bibliotecas; aulas de campo e vídeos educativos; filmes; pesquisas em livros, laboratórios, na Internet, elaboração e execução de projetos, dentre outros, como recursos para as diversas disciplinas, sem esquecer de considerar o que o aluno já sabe. É papel e função da escola ampliar os conhecimentos trazidos e organizar situações para aquisição de novos saberes.

A educação não se restringe apenas aos aspectos quantitativos, essa postura requer uma mudança em relação ao processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente ao modo como a escola avalia os seus alunos, nesse contexto a avaliação ocorre de maneira processual e formativa.

Nessa perspectiva, os alunos aprendem a “fazer fazendo”, testando, errando, acertando,

problematizando, levantando hipóteses, investigando, refletindo, pesquisando, construindo, trocando ideias e intervindo. O centro da ação pedagógica não é meramente o cognitivo, envolve ainda o psicomotor e o afetivo, trabalhamos o desenvolvimento de competências e habilidades, incentivando a criança a constituir-se como pessoa no sentido de:

Aprender a aprender
Aprender a fazer
Aprender a ser
Aprender a conviver

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano.

No Ensino Fundamental (EF) do 6º ao 9º ano, os alunos são apresentados a desafios de maior complexidade, com a finalidade de ressignificar e consolidar as aprendizagens anteriores, além da importante ampliação de repertório linguístico, de ideias e conhecimento, ao longo dos anos/séries.

Vale ressaltar que, o trabalho pedagógico nesse segmento do EF deixa de ser conduzido por um único professor e passa a ser orientado por uma equipe de educadores especializados em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Sociais. Os diversos tipos de conhecimento trabalhados em cada Disciplina de cada uma dessas áreas, desenvolvem ações a partir de informações variadas, que requerem o uso de ferramentas tecnológicas e inúmeros estímulos, no sentido de estimular o educando a se desenvolver cognitivamente, mas também levá-lo a se tornar mais autônomo, organizado e crítico. Essas habilidades contribuem para a sociabilidade, a empatia, o respeito ao próximo, bem como a formação de atitudes e valores cruciais para que o estudante exerça um papel ativo no seu processo social de aprendizagem.

O Colégio Anchieta está atento à elaboração dos currículos e práticas pedagógicas que consideram a necessidade de continuidade dos processos de aprendizagem e a superação de novos desafios. A Instituição tem o compromisso, também, de estimular seus estudantes a desenvolverem competências e habilidades dentro das novas perspectivas do século XXI, estabelecidas a partir dos quatro pilares da Educação contemporânea, estabelecidos pela UNESCO: Aprender a Aprender, Aprender a Ser, Aprender a Conviver e Aprender a Fazer.

Ciente de seu papel no processo formativo dos alunos do Colégio, a Equipe Pedagógica busca exercer suas funções de forma crítica, criativa, transformadora e comprometida. Nessa perspectiva, nossos educadores compreendem o aluno como sujeito em desenvolvimento e respeitam as singularidades e os anseios de cada estudante em relação ao seu Projeto de Vida.

Ensino Médio – 1ª e 2ª séries

O curso da 1ª e 2ª séries EM, alinhado às finalidades da instituição, propõe-se a formar alunos democráticos, capazes de interagir de forma crítica, reflexiva, como cidadãos comprometidos com o meio em que vivem e participativos do processo de transformação social.

Os alunos do Colégio Anchieta são, ao longo de todos os ciclos da educação básica, preparados para atuar no mundo de forma competente, seguindo princípios e valores tais como amor, autonomia, honestidade, liberdade, respeito, solidariedade, dentre outros. É nesse contexto que se insere o curso das 1ª e 2ª séries EM.

O Colégio Anchieta compreende a parceria Escola e Família como fundamental para o cumprimento da sua nobre missão: Formar pessoas para transformar o mundo. Para tanto, além das reuniões de Pais e Mestres promovidas pelo Colégio, a família pode agendar um horário de atendimento individual com a Orientadora Educacional ou com a Supervisora Pedagógica da série ou ainda ser convidada para um diálogo com a coordenação do curso.

Como forma de, no dia a dia, favorecer ainda mais o acompanhamento da família acerca da vida escolar do(a) seu(sua) filho(a), orientamos também a visita constante ao aplicativo IscCool e ao Portal do Aluno (www.anchietaba.com.br). Além das informações mais amplas envolvendo a nossa comunidade escolar, nesse aplicativo/portal, os responsáveis pelos alunos têm acesso, por meio de login e senha, a diversas informações pedagógicas.

Ensino Médio – 3ª série com pré-vestibular

No Colégio Anchieta, os alunos da 3ª série do Ensino Médio (com pré-vestibular) contam com, dentre outros, um diferencial pedagógico que, de fato, favorece o seu excelente preparo para o ENEM e demais processos seletivos das principais universidades do país: são 43 horas-aula distribuídas em dois turnos (matutino e vespertino). Com essa carga horária, os conteúdos previstos para o ENEM e Vestibulares são trabalhados, treinados e revisados de forma amiúde e no tempo certo.

A carga horária do nosso curso apresenta diferenciais quantitativos e qualitativos que muito contribuem para uma aprendizagem sólida, indispensável para a formação completa do estudante e para a conquista dos melhores e desejados resultados nos processos seletivos das principais universidades ou faculdades do país.

Outro ponto forte da 3ª série EM do Colégio Anchieta é o fato de o aluno ter um ensino completo, o que dispensa totalmente a necessidade de fazer cursos extras.

Os alunos do Anchieta são, ao longo de todos os ciclos da educação básica, preparados para atuar no mundo de forma competente, seguindo princípios e valores, tais como amor, justiça, honestidade, liberdade, responsabilidade, dentre outros. Em seus 40 anos de história, o Colégio Anchieta se firmou como uma escola de excelência e que apresenta alto índice de aprovação nos processos seletivos para ingresso no ensino superior.

Além do alto índice de aprovação nos vestibulares mais disputados do país, os alunos concluintes do Anchieta obtêm excelentes classificações/ pontuações em diversos processos seletivos de ingresso no ensino superior. Esse resultado lhes confere uma condição muito favorável de acesso à instituição e ao curso desejados.

Estudar no Anchieta, sem dúvida, faz a diferença. No cotidiano escolar, o aluno é acompanhado e assistido por uma equipe de profissionais de educação de ampla e comprovada experiência. Os professores, além de muito experientes, são muito dedicados aos seus alunos e muito comprometidos com o processo educacional.